Microfisioterapia no Tratamento de Dores
- Solange De Césaro
- 16 de jan. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 11 de dez. de 2023

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dores articulares e musculares em lugares específicos do corpo, que variam de 11 a 18 pontos dolorosos. Muitos pacientes relatam outros sintomas além da dor, como alteração do sono, problemas gastrointestinais, espasmos musculares, fadiga, ansiedade, nervosismo, falta de concentração, baixa autoestima e depressão. Todos esses sintomas acabam causando grande sofrimento ao portador, interferindo na sua qualidade de vida.
Esta síndrome pode ser tratada com a técnica da Microfisioterapia, a qual busca a origem do problema, identificando os pontos corporais que tenham os registros ou “cicatrizes” de tecidos com perda de vitalidade e/ou com seu funcionamento alterado.
Durante a sessão o fisioterapeuta encontra as memórias dos traumas nos tecidos e as apresenta ao corpo para que o próprio organismo as elimine. Essas marcas, cicatrizes ou registros são vestígios deixados por "agressões corporais", de origem física, emocional ou tóxica que o corpo, por deficiências e dificuldades, não conseguiu por si só eliminar. Através de estímulos corporais (micro palpações) ocorre a auto regulação em direção à saúde.
A Microfisioterapia tem, assim, uma valiosa contribuição para eliminar a causa primária dessas cicatrizes no tratamento da fibromialgia, trazendo o alívio dos sintomas citados acima.
Comments